Conhecendo o Centro: Pátio do Colégio, onde tudo começou

By 17/01/2019 fevereiro 15th, 2019 Agenda, História
Viva SP Pátio Metrô São Bento Tour Guiado pelo Centro Histórico Caminhos do Triângulo Patteo do Collegio

Foto: Edson Godoy

A cidade de São Paulo é uma das poucas do Brasil que possuem o local exato de sua fundação conhecido e bem definido. No caso da capital paulista, este lugar é o famoso Pátio do Colégio, que possui uma característica construção que remonta ao seu passado. No entanto, não se confunda: o edifício de pé hoje não é o mesmo construído pelos jesuítas.

Primeiramente, os jesuítas construíram uma pequena cabana de pau a pique e, posteriormente, a primeira construção definitiva em taipa de pilão, isso ainda no século XVI. Construir, naquela época, era um processo extremamente trabalhoso e demorado, levando em conta que não tínhamos tijolos, concreto e nem sequer pedras suficientes para construir aos moldes das fortalezas portuguesas. Como a cidade foi fundada entre dois rios – Rio Tamanduateí e Rio Anhangabaú – havia barro em abundância. Desta forma, os primeiros habitantes da Vila de São Paulo de Piratininga se utilizavam de uma técnica chamada taipa de pilão para erguer as primeiras construções.

Nem sempre os jesuítas se mantiveram em São Paulo. Por duas vezes eles foram expulsos da vila. A primeira ocorreu em 1640 pelos famosos bandeirantes que viviam por aqui, mas eles retornaram após alguns anos. Porém, na segunda vez, em 1759, a expulsão veio por ordem da Coroa Portuguesa. Desta forma, os jesuítas foram embora do Brasil. E o prédio por eles construído se tornou o Palácio dos Governantes.

Somente no século XX, o terreno foi devolvido aos jesuítas, sob a condição de transformarem o antigo Palácio dos Governantes em um edifício aos moldes do antigo colégio dos jesuítas, o qual seria um monumento à fundação da cidade de São Paulo. Hoje temos o Museu Anchieta, que conta sobre a fundação da cidade através de seu acervo, constituído por peças que pertenceram à ordem Jesuíta e aos primeiros séculos da cidade, além de diversas atividades e cursos que remontam à história da cidade e conservação do patrimônio.

O curioso foi que, durante a construção do Museu Anchieta, foi encontrado algo de grande valor histórico. Mas para saber o que é só participando do nosso roteiro!

Texto de: Tereza Cristina Ferreira Batista

Guia de Turismo Regional São Paulo

Caminhos do Triângulo

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, o Pátio Metrô São Bento oferece passeios guiados gratuitos pelo Centro histórico de São Paulo. A iniciativa é uma parceria com o projeto Caminhos do Triângulo. Confira a programação completa AQUI

Leave a Reply