Gean Pankararu

Gean Pankararu

Natural de Jatobá (Pernambuco), Gean Ramos é cantor, compositor e produtor. Reside na aldeia Bem Querer de Cima, território indígena Pankararu, e busca por vivências como artista e produtor, em um processo permanente de interação com as suas ancestralidades, conservar e resgatar suas origens, também parte da identidade e do patrimônio cultural Pankararu.
Iniciado na música aos oito anos, sua trajetória artística e criativa perpassa a ancestralidade indígena e afrodescendente. Além dessas, canta e conta a mesorregião do São Francisco, a região nordeste e o Brasil todo, configurando e afirmando-se como um músico indígena através de uma obra cosmopolita, viva e atemporal.
A partir de parcerias estabelecidas e consolidadas ao longo da sua carreira, Gean tem sido convidado a participar em inúmeros festivais, mostras, celebrações e projetos variados. A este exemplo, destaca-se a mostra coletiva de música autoral, Reverbo, a qual integra desde 2019, e a recente parceria com o SESC Pernambuco na realização do projeto Sonoras Tradições, onde atuou como artista, produtor e mediador cultural.
Enquanto iniciativa independente, lançou em 2016 o CD, Inversões, disponibilizado para mais de 90 países, indicado pelo seu distribuidor, a CD Baby Brasil, para concorrer ao Grammy, e também indicado ao prêmio Indigenous Music Awards, em Manitoba ¿ Canadá, como melhor disco produzido por indígenas.
Em um movimento de expansão das possibilidades de atuação enquanto artista criador, desenvolveu uma série de trabalhados com trilha sonora em documentários e curtas-metragens. Em 2019, uma dessas experiências resultou na premiação de melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Triunfo, com a trilha do documentário Deus te dê Boa Sorte.
Ainda em uma perspectiva de produções independentes, idealizadas e sob a sua própria coordenação, Gean atualmente circula com uma apresentação “Solo”, o projeto Trio “Pankararu” e o espetáculo “Aquela Estrela”, show em homenagem a Vander Lee.

Ficha técnica
Manipulação: Maria Eugenia Tita
Concepção Cênica: Antonio
Nóbrega e Rosane Almeida
Artista Plástico: Sandro Roberto
Musicista performer: Cimara Fróis
Músico performer: Alissom Lima

Serviço
Realização: Sesc Florêncio de Abreu
Apoio: Pátio Metrô São Bento
Data: 10/04, às 14h
Local: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia (dentro da estação São Bento do metrô)
Valor: Gratuito

Horários da Programação

Data

10 abr 2024

Tempo

2:00 pm - 3:00 pm

Custo

Gratuito

Localização

Pátio Metrô São Bento
Praça da Colmeia
Categoria

Deixe uma resposta