Conhecendo o Centro: o Novo, o Velho e a Praça do Patriarca

By 07/02/2019 fevereiro 15th, 2019 Cultura, História
Viva SP Pátio Metrô São Bento Tour Guiado pelo Centro Histórico Caminhos do Triângulo Praça do Patriarca

Foto: Edson Godoy

No Centro de São Paulo temos uma divisão bastante curiosa: é comum ouvirmos pessoas comentando que iriam ao chamado “Centro Velho” ou ao “Centro Novo”. Mas onde ficam e por que temos essas expressões para denominar a região central?

A cidade de São Paulo nasceu no alto de uma colina e por vários anos teve seus limites demarcados pelas Irmandades dos Beneditinos, Carmelitas e Franciscanos. Porém, havia outros limites geográficos para a antiga vila: os Rios Tamanduateí e Anhangabaú. Sendo assim, a cidade cresceu entre estes dois rios e só foi se expandir definitivamente após a construção do Viaduto do Chá, no finalzinho do século XIX.

Bem pertinho do famoso Viaduto do Chá, temos um largo que recebe o nome de Praça do Patriarca. Ele divide os limites do que é o Centro Velho, região do Triângulo Histórico, do chamado Centro Novo – região construída do outro lado do Viaduto do Chá.

A Praça do Patriarca já foi, até meados da década de 1990, terminal de ônibus e tinha circulação de automóveis também. Ali, encontramos uma Igreja muito importante para a cidade: a Igreja de Santo Antônio, a mais antiga do Centro. Não se sabe ao certo a data de sua fundação, mas há documentos relatando sua presença na cidade desde o século XVI.

E por que será que a praça tem este nome? Na verdade, a praça existe desde 1912, porém não tinha um nome específico, recebendo seu batismo oficial em 1922, em homenagem ao Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva.

A Praça hoje é um ponto de encontro dos que vêm e vão em direção ao Viaduto do Chá e as ruas do Triângulo, sendo palco de diversas manifestações artísticas. Isso sem contar o monumento… mas aí já estou me estendendo demais, melhor que ler é vivenciar! Venha conhecer mais de sua história e atrativos caminhando conosco e desfrutando do melhor que o centro pode oferecer!

Texto de: Tereza Cristina Ferreira Batista

Guia de Turismo Regional São Paulo

Caminhos do Triângulo

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, o Pátio Metrô São Bento oferece passeios guiados gratuitos pelo Centro histórico de São Paulo. A iniciativa é uma parceria com o projeto Caminhos do Triângulo. Confira a programação completa AQUI

Leave a Reply