Conhecendo o Centro: edifício do Centro Cultural da Caixa Econômica Federal

By 24/01/2019 janeiro 24th, 2020 Cultura, História
Viva SP Pátio Metrô São Bento Tour Guiado Pelo Centro Histórico Caminhos do Triângulo Edifício Centro Cultural Caixa Econômica

Foto: Edson Godoy

 

O imponente edifício que fica na Praça da Sé, com a fachada e pórtico jônico em granito negro, foi inaugurado em 1939 para ser a segunda sede da Caixa Econômica Federal. Desde 1989, o prédio passou a abrigar o Centro Cultural da Caixa.

Em seu interior, é possível ver um lindo vitral italiano com mais de seis metros de altura, representando os aspectos do progresso de São Paulo. Há também uma grande claraboia de vitrais multicoloridos.

Sua construção expressa o espírito da arquitetura oficial da época – prédios públicos idealizados para refletir a pujança do país durante o governo de Getúlio Vargas. Nele está também o Museu da Caixa, com diversos objetos, móveis e documentos da história da Caixa Econômica Federal, das Loterias e do sistema financeiro brasileiro.

O Centro Cultural Caixa Econômica Federal é uma das paradas obrigatórias para quem está conhecendo o Centro de São Paulo.


Texto de: Lourdes Lopes

Guia de Turismo Regional São Paulo

Caminhos do Triângulo


Todos os sábados, o Pátio Metrô São Bento oferece passeios guiados gratuitos pelo Centro histórico de São Paulo. A iniciativa é uma parceria com o projeto Caminhos do Triângulo.

Confira o roteiro AQUI!

SERVIÇO
Tour Guiado pelo Centro Histórico
Todos os sábados às 11h.
Gratuito
Retirada de senhas às 10h30. Sujeito a lotação.
Ponto de encontro: Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento

 

Deixe uma resposta