Conhecendo o Centro: da arquitetura artesanal à metrópole hi-tech

By 31/01/2019 fevereiro 15th, 2019 Cultura, História
Viva SP Pátio Metrô São Bento Tour Guiado Pelo Centro Histórico Caminhos do Triângulo Parede Taipa de Pilão Arquitetura

Foto: Edson Godoy

 

Quem vê a imponência da metrópole de São Paulo atualmente muitas vezes não imagina que ela já foi uma pequena vila construída de barro. Isso mesmo, de barro! Técnica de construção milenar surgida no norte da África e alguns em países árabes, a taipa, como é conhecida, foi utilizada pelos portugueses e espanhóis como alternativa devido à abundância de rios e de terra argilosa ou barro vermelho nos Campos de Piratininga.

Em registros e estudos, vemos que sempre se fala na construção de uma cabana de taquara e barro, chamada de pau a pique (ou taipa de mão ou sopapo), que depois dava lugar a uma construção mais robusta, também de barro, chamada de taipa de pilão. Isso ocorreu em muitos casos e não foi diferente com o Pátio do Colégio.

As construções em taipa de pilão chegavam a demorar duas décadas para ficar prontas e a taipa de mão, mais rápida de ser concluída, servia para fazer as cabanas que eram usadas enquanto a outra, mais resistente, era erguida. Isso durou cerca de três séculos.

No entanto, em menos de um século a cidade experimentou uma reviravolta tecnológica! Com os reflexos da era industrial europeia, houve o fim oficial da escravidão e a chegada de imigrantes europeus. Junto com essas mudanças, a cidade de São Paulo não queria mais estar associada aos estilos coloniais, mas aos moldes europeus. Quase tudo o que era construção de barro foi substituído por técnicas industriais. Dos tijolos ao concreto às várias técnicas do século XXI.

Mas há o quase… Ainda temos raridades em taipa pela cidade, inclusive no nosso Centro Histórico. Participe dos passeios guiados e descubra onde estão estes tesouros!


Texto de: Taís Freitas de Souza

Guia de Turismo Regional São Paulo

Instituto Memórias do Brasil

Caminhos do Triângulo


Nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, o Pátio Metrô São Bento oferece passeios guiados gratuitos pelo Centro histórico de São Paulo. A iniciativa é uma parceria com o projeto Caminhos do Triângulo. Confira a programação completa AQUI

Leave a Reply