Aniversário de SP: plantio de orquídeas, tour gratuito especial e novo ponto para selfie no Centro

By 20/01/2022 Agenda
Programação Especial Aniversário de SP

São Paulo completa 468 anos no dia 25 de janeiro e, para comemorar a data, o Pátio Metrô São Bento, centro de compras na região do Largo São Bento, preparou três atividades especiais.

 

Flores de presente para São Paulo

Para deixar a Cidade mais bonita e colorida, o Pátio Metrô São Bento firmou uma parceria com o projeto OHquidea, que irá presentear a capital paulista com mais de 100 mudas de orquídeas. As pessoas serão orientadas e convidadas a plantar uma muda da flor nas árvores dos jardins do Pátio. Além do aprendizado, o participante poderá escrever um desejo em um palito que será colocado junto com a muda.
O projeto OHquidea resgata mudas de orquídeas desde 2017. De lá para cá, já foram plantadas mais de 20 mil em diversas cidades do Brasil. Idealizado pelo designer e educador Cesar Kawamura, o projeto utiliza flores descartadas por lojas, shoppings ou produtores, que perderam o valor comercial, para utilizá-las como ferramenta educativa, deixando “pegadas verdes” pela Cidade, reduzindo acúmulo nos aterros e poupando o meio ambiente de toneladas de resíduos e gases de efeito estufa. A ação será das 10 às 12horas, na Praça da Colmeia, e é de graça.

Passeio pela história da cidade

A cidade de São Paulo foi fundada no dia 25 de janeiro de 1554, no local que hoje é conhecido como Pátio do Colégio, por uma missão jesuítica liderada pelos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, com a intenção de catequizar as populações indígenas que viviam na região. O local foi aos poucos ganhando centralidade econômica e política na região e virou a capital da província em 1815. A chegada de imigrantes e o desenvolvimento econômico de São Paulo aconteceram, principalmente, durante o ciclo do café. O avanço da industrialização e a urbanização consolidaram a cidade como uma potência regional e nacional.
Esse foi só um resuminho, mas se você quer conhecer mais sobre a história da maior cidade do Brasil, o Pátio Metrô São Bento promove no dia 25 um tour guiado, às 11 horas, que vai percorrer a pé o triângulo histórico do Centro. O passeio é gratuito e tem cerca de duas horas de duração, com início na Praça da Colmeia e retorno ao mesmo local.
Para participar é necessário retirar a senha com 30 minutos de antecedência. O número máximo de participantes é de 20 pessoas.
O tour é uma parceria entre o Pátio Metrô São Bento e o grupo Caminhos do Triângulo, que existe desde 2013 e é composto por guias de turismo registrados no Cadastur, com formações em cursos como História, Física, Letras, Filosofia, Marketing e Turismo.

O trajeto:
– Ponto de encontro: Pátio Metrô São Bento
– Rua Boa Vista (Associação Comercial de S. Paulo, Ladeira Porto Geral, Antigo escritório Ramos de Azevedo)
– Patteo do Collegio
– Casa 1, Beco do Pinto, Solar da Marquesa de Santos
– Praça da Sé
– Largo São Francisco
– Rua São Bento ( Largo do Café, Praça Antônio Prado, Edifício Martinelli)
– Largo São Bento / Mosteiro de São Bento
– Pátio Metrô São Bento

SP Viva – novo ponto fotos e selfies

Para deixar registrado seu amor pela maior cidade do Brasil, o Pátio Metrô São Bento inaugura neste dia 25 a escultura “SP Viva”. A peça, que ficará situada na Praça da Colmeia, é o cenário perfeito para tirar aquela selfie de recordação da Centro.
“Além da celebração, a intenção é mostrar que a cidade pulsa e é vibrante todos os dias. O Centro é uma região de intenso comércio e muita história. A escultura é mais um incentivo para que pessoas venham conhecer tudo que o Centro de São Paulo tem para oferecer”, diz Isabela Parrón, gerente de marketing do empreendimento.

Serviços:
Plantio de orquídeas
Local: Praça da Colmeia no Pátio Metrô São Bento
Endereço: Largo São Bento, 109 – Centro, São Paulo – SP, 01029-010
Valor: Grátis
Data: 25 de janeiro (terça-feira)
Horário: das 10 às 12 horas

Tour guiado pelo Centro Histórico
Ponto de encontro: Praça da Colmeia no Pátio Metrô São Bento
Endereço: Largo São Bento, 109 – Centro, São Paulo – SP, 01029-010
Valor: Grátis
Vagas: 20 pessoas
25 de janeiro, Terça-feira,
Horário: 11 horas
Retirada de senhas: 30 minutos de antecedência (10h30)

Inauguração da escultura SP Viva
Local: Ponto de encontro: Praça da Colmeia no Pátio Metrô São Bento
Endereço: Largo São Bento, 109 – Centro, São Paulo – SP, 01029-010
Data: 25 de janeiro (terça-feira)
Valor: Grátis

Deixe uma resposta