Confira o que rolou na abertura do 1º Concurso de Música de Rua – Toca Aí!

1 Concurso de Música de Rua Toca Ai Patio Metro Sao Bento Finalistas

Aconteceu no último sábado a primeira Eliminatória do 1º Concurso de Música de Rua – Toca Aí, idealizado pelo Pátio Metrô São Bento. Sob um lindo dia de sol, a Praça da Colmeia ficou cheia de gente que parou para ouviu os mais variados gêneros apresentados pelos artistas de rua.

O júri, composto pelos jornalistas Anna Thereza de Almeida e Anderson Neco e pelo músico Teco Martins – que ainda fez um pocket show ao final das apresentações – selecionou o artista Junior da Violla e os conjuntos Filippe Dias Trio, Fios de Choro e Rabeca Andarilha para a Final do Concurso, marcada para 18 de agosto. As outras duas Eliminatórias acontecem em 4 e 11 de agosto.

O formato do Concurso é o seguinte: cada músico tem 15 minutos para se apresentar; os jurados possuem R$ 100 em fichas, que são depositados na cartola durante os shows; ao final do dia, os três que conseguirem mais fichas avançam. Devido ao empate na terceira posição, a organização decidiu qualificar quatro artistas para a decisão.

Música de Rua Toca Aí do Pátio Metrô São Bento

O dia de apresentações começou às 11h, com a voz delicada e o violão bem afinado de Lilian Jardim, que arrecadou 84 fichas dos jurados. Na sequência, a delicadeza de Lilian foi substituída pela guitarra pesada de Tinho Roots, que interpretou clássicos do rock como Dire Straits e Guns n’ Roses. Tinho levou 66 fichas.

A terceira atração do dia foi justamente o Trio Paulistano. Composto pelo violinista Helder Souto, pelo violeiro Stefanio Faustino e pela violoncelista Tábata Lima, o grupo trouxe releituras de músicas pop, como Coldplay e “Despacito”, e encantou o júri, levando 92 fichas.

A atração seguinte foi Junior da Violla. Embora sozinho, Junior parecia estar com banda completa. Utilizando percussão na própria viola e pedais, o músico roubou a cena e faturou 95 fichas dos jurados.

Kacá Novais foi a quinta atração do dia. Dono de uma bela voz, o músico deu sua cara a clássicos da MPB. Ele inclusive teve a ousadia de tocar uma canção de Ney Matogrosso que impressionou público e júri. Kacá recebeu 90 fichas.

Depois da MPB, foi a vez do blues tomar conta do palco do Pátio. O conjunto Filippe Dias Trio – composto por Filippe Dias na guitarra e nos vocais, Enielse no contrabaixo e João Lopes na bateria – deu um show de virtuosismo. Os jurados ficaram impressionados e deram 99 fichas ao grupo.

Música de Rua Toca Aí do Pátio Metrô São Bento

O grupo Fios de Choro veio na sequência e manteve o nível lá em cima. Allan Gaia (pandeiro), Wanessa Dourado (violino), João Pellegrini (violão 7 cordas) e Lincoln Pontes (cavaco) esbanjaram entrosamento e animação, arrancando 99 fichas do júri.

Formado pelo violinista brasileiro Fábio Ferreira e pelos guitarristas argentinos Martim Alejandro e Eduardo Ângulo, o trio Musical Sem Fronteiras mostrou no Pátio a miscelânea artística que vem apresentando em praças de São Paulo e do Rio de Janeiro. Eles levaram 89 fichas.

O penúltimo show do dia foi de Diego Goldas. O cantor e compositor gaúcho fez uma apresentação intimista acompanhado de seu violão e recebeu 85 fichas dos jurados.

Coube à Rabeca Andarilha encerrar os shows das Eliminatórias. E o grupo composto por Kelly (rabeca e voz), Daniele (percussão), David Ferreira (zabumba) e Allan Batuques (triângulo) fez isso em grande estilo. A apresentação de música nordestina empolgou os jurados, que deram 95 fichas ao grupo.

1 Concurso de Música de Rua do Pátio Metrô São Bento Toca Aí Rabeca Andarilha

 

Ao final das apresentações, foi a vez de Teco Martins subir ao palco do Pátio. O ex-vocalista do Rancore e da Sala Espacial mostrou ao público seu primeiro disco solo, “Solar”, um álbum de raízes musicais brasileiras, marcado pela experimentação com sintetizadores, microfonias e frequências.

O público chegou bem perto do palco e se emocionou, cantou e dançou com as canções de Teco. Foi o encerramento perfeito de um belo dia de sol, com música de qualidade para todos os gostos. E foi só o primeiro! Nos próximos três sábados tem mais!

Confira abaixo a cobertura completa do evento.

Créditos das fotos: Edson Godoy.

Leave a Reply