Cantos do Trabalho II

Cantos de Trabalho II

Cantos de Trabalho II, que homenageia os trabalhadores rurais de Serra Preta na Bahia, com as suas lindas batas do milho e de feijão. O espetáculo Cantos de Trabalho II, com direção geral de Renata Mattar e arranjos de Gustavo Finkler.
Renata Mattar vem pesquisando cantos de trabalho há 20 anos, fazendo gravações, participando de rituais e festas, aprendendo cantigas e versos.
O primeiro contato com trabalhadores rurais aconteceu na comunidade de Vila Fernandes, em Arapiraca (AL), quando conheceu as Destaladeiras de Fumo, mulheres que trabalharam cantando nos salões das fazendas de fumo. A partir daí, a musicista iniciou sua pesquisa e até hoje segue descobrindo e visitando comunidades onde essa tradição ainda sobrevive. A partir do material recolhido por Renata, surgiram o CD e o espetáculo “Cantos de Trabalho”, em 2007. De lá pra cá foram inúmeros shows pelo Brasil com a presença das trabalhadoras rurais de Arapiraca, o que motivou aquela comunidade a valorizar a sua própria cultura, que estava perto de desaparecer. Em julho de 2017 veio o convite do selo Sesc para a realização do CD Cantos de Trabalho II, que homenageia os trabalhadores rurais de Serra Preta na Bahia, com as suas lindas batas do milho e de feijão. O espetáculo Cantos de Trabalho II, com direção geral de Renata Mattar e arranjos de Gustavo Finkler, une as canções do segundo CD a algumas do primeiro registro, dando um panorama bastante completo da produção do grupo.

Serviço
Realização: Sesc Florêncio de Abreu
Apoio: Pátio Metrô São Bento
Data: 17/05, sexta feira, das 18h às 19h
Local: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia (dentro da estação São Bento do metrô)
Livre – Autoclassificação
Grátis

Horários da Programação

Data

17 maio 2024

Tempo

6:00 pm - 7:00 pm

Custo

Gratuito

Localização

Pátio Metrô São Bento
Praça da Colmeia
Categoria

Deixe uma resposta