A Tatu Cult e o Pátio Metrô São Bento organizadores do 2º Concurso de Música de Rua Toca Aí! – que reuniu mais de 200 artistas inscritos, promoveu 100 shows e recebeu um público acima de 10 mil pessoas – encerram as atividades desta segunda edição com uma palestra da especialista em mercado musical, Dani Ribas, sobre autopromoção da carreira. O evento tem como objetivo instrumentalizar os artistas que participaram do concurso, mas também será aberto para todos os músicos interessados no tema.
A chegada do streaming possibilitou que muitos artistas distribuíssem músicas em plataformas on-line. Mas o que é preciso para estar nessas plataformas e gerenciar uma carreira artística, que envolve tanto o ambiente digital como a música ao vivo? Essas e outras questões serão respondidas na palestra de Dani Ribas, PhD em Sociologia pela Unicamp, com o tema “Frentes de trabalho no autoempresariamento na música”, que acontece no Pátio Metrô São Bento, dia 30 de agosto, das 19 às 20h30. Dani vai abordar também como essas frentes são importantes e necessárias, dando uma visão geral sobre o assunto. O evento contará com interpretação em libras no presencial e, também no online.
“Com o stream todo o trabalho do músico foi completamente reconfigurado. Se pegarmos uma música de 20 minutos como as de rock progressivo dos anos 60, 70 e 80, no contexto de hoje, as pessoas pulariam de faixa, e isso, para os algoritmos – que atualmente direcionam o consumo de música – é muito ruim. É justamente sobre a nova lógica do mercado musical que nós vamos falar e, também, sobre todo o potencial que ela traz para os artistas se autopromoverem”, destaca Dani.
“Nesta edição quisemos ampliar o impacto do Toca Aí na carreira dos músicos de rua, então além dos prêmios em dinheiro trouxemos a formação em autoempresariamento com a Dani que é especialista no tema, para estimular que esses artistas continuem vivendo de arte”, comenta Monique Cerchiari, diretora de projetos da Tatu Cult.
Quem é Dani Ribas
Dani Ribas é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP, e a partir de sua tese criou o método ID_MUSIQUE, que analisa e incorpora o comportamento do público às estratégias criativas e de negócios de artistas da música. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, foi pesquisadora do CPF-SESC SP, foi diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. Integra a Rede SateliteLAT de Mulheres na Indústria da Música Latino-americana. É professora de Music Business no Music Rio Academy, OnStage Lab, FESP SP, Música & Negócios PUC-Rio, Faculdade e Conservatório Souza Lima, e de Gestão Cultural na UNICAMP. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.
Serviço
Palestra: “Frentes de trabalho no autoempresariamento na música”
Palestrante: Dani Ribas
Dia: 30/08, terça-feira
Horário: Das 19 às 20h30
Local: Pátio Metrô São Bento – sala 35C – Largo São Bento, 109 – Metrô São Bento
Presencial: Retirada de senhas uma hora antes do início da palestra
On-line: Transmissão pelo youtube do Pátio Metrô São Bento https://www.youtube.com/patiometrosaobento
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Pátio Metrô São Bento e Tatu Cult, apresentam o 2º Concurso de Música de Rua – Toca Aí!